domingo, 5 de maio de 2013

BOTAFOGO, O CLUBE MAIS SUPERSTICIOSO DO MUNDO

Ainda é tempo de cravar aqui que hoje, à tarde, o Botafogo confirmará o título antecipado de campeão estadual de 2013. Não é papo de Gato Mestre, nem Polvo Paul. São as circunstâncias que assim indicam. O Fluminense já vinha jogando menos, tem desfalques, está com as atenções voltadas para a Libertadores, pela qual jogou agora, 5a feira, e ainda vem de derrota. Precisa de mais? Fred, o principal artilheiro e Deco, o armador mais técnico, estarão fora. Já o Botafogo, está jogando o fino e tem Seedorf, que, atualmente, dispensa comentários.
 
Ainda assim, reconheço a temeridade de tentar antecipar um resultado de uma partida de futebol, ainda mais um clássico, e acima de tudo, envolvendo o Botafogo. Porque, como bem sentenciou o saudoso jornalista Armando Nogueira, "Tem coisas que só acontecem com o Botafogo!" Eu acrescentaria que é o clube de futebol mais supersticioso do mundo!
 
São diversas as histórias incríveis envolvendo o Glorioso e Vamos pontuar algumas para vocês. A primeira, apresentamos agora. A próxima vem amanhã, na comemoração do campeonato.
 
1ª) HELENO DE FREITAS, O craque trocado pelo cachorro - Na segunda metade dos anos 40, o Botafogo amargou o tri vice-campeonato carioca, 1945 (para o Vasco, 1946 (Fluminense) e 1947 (Vasco de novo). No elenco alvinegro, estava  Heleno de Freitas, o craque de maior evidência da época, seja pelo seu desempenho em campo, ou pelos polêmicos episódios resultantes de sua forte personalidade (chegou a ser apelidado de Gilda, personagem temperamental interpretado no cinema por Rita Hayworth). Havia, ainda, o glamuroso estilo de sua vida extracampo, repleta de mulheres e festas da alta sociedade. Problemas à parte, Heleno era o símbolo de um Botafogo guerreiro, de várias viradas incríveis, mas que perdeu a final por 03 anos consecutivos.
 
Em 1948, trasferiu-se para o Boca Juniors, da Argentina. Na mesma temporada, o Presidente do Botafogo, Carlito Rocha, adotou Biriba, cachorro do ex-zagueiro Jaime Santos como mascote do clube. Finalmente, o time da Estrela Solitária voltou a ser campeão. A história de Biriba começou quando a equipe de reservas do Botafogo venceu o Madureira por 10×2. No décimo gol, um cãozinho preto e branco invadiu o campo. Daí em diante, Biriba esteve sempre presente nas partidas do alvinegro. Tornou-se um verdadeiro membro da comissão técnica. O cachorro era um personagem tão importante que, em certa ocasião, a diretoria do Vasco da Gama tentou impedir a entrada do cachorro em São Januário, mas Carlito Rocha colocou o animal debaixo do braço e desafiou.
 
Enquanto isso, após uma passagem difícil no Boca, Heleno quis voltar ao Brasil, em 1949, e segundo consta, fazia questão de retornar ao Botafogo, já que considerava o clube como a sua casa. Só que Heleno teria sido rejeitado pelo time que o revelou e acabou parando no Vasco. Quando insistiu e fez questão de saber os motivos pelos quais não era quisto em General Severiano, Heleno ouviu que só após a sua saída,  o Botafogo conseguiu ser campeão. Isso mesmo, Biriba dava sorte, Heleno dava azar.
 
 
 
 
 
 
 


Leônidas Falcão
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário