quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TURISMO PELA AMÉRICA DO SUL


Nas duas últimas semanas, este que vos escreve esteve rodando por alguns locais da América do Sul, mais precisamente, cidades de Argentina e Chile. Não se preocupem, não farei deste espaço um blog de turismo. Ainda assim, ao longo dos próximos dias, compartilharei com vocês algumas impressões, recordações históricas e descobertas que acredito estarem em consonância com o tipo de conteúdo que gostamos de veicular no site.
Nesta  primeira postagem, direi sobre 11 de setembro. Muito lembrada no mundo por culpa dos terríveis atentados sofridos pelos EUA no ano de 2001, esta data tem um significado próprio para nossos vizinhos de continente. 
Isto porque foi num dia 11 de setembro, do ano de 1973, que ocorreu, no Chile, o golpe de Estado que derrubou o governo socialista do presidente Salvador Allende, que acabou por se suicidar no mesmo dia, no Palácio de la Moneda, impedindo que fosse capturado pelos golpistas, chefiados pelo então recém nomeado Comandante Chefe Militar, General Auguste Pinochet.
Naquela altura, o Chile era um dos únicos 03 países da América do Sul que se podia designar como um Estado Democrático de Direito (Colômbia e Venezuela eram os outros dois). Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru e Equador já viviam em regime de exceção. A ditadura brasileira já durava desde 1964.
Pinochet, que até o golpe então era reconhecido como um militar leal e apolítico, e homem de confiança de Allende, permaneceu à frente do governo chileno por 17 anos, até entregar o cargo de presidente em 1990, ao ser derrotado nas eleições pelo democrata-cristão Patrick Aylwin.
Por conta desses acontecimentos, o Chile encontra-se, neste momento, em plena semana de feriados pátrios. Mas o que cabe destacar, é que pude constatar pela TV, em alguns momentos vagos, que as menções relativas a estes fatos não se resumem aos chilenos. Pude assistir a chefes de Estado de outros países vizinhos, como a Venezuela, repercutindo em discursos próprios, acerca dos festejos, e mesmo do referido golpe ocorrido em setembro de 73.  
Abaixo, segue um link de um artigo do wikipedia, sobre a biografia de Salvador Allende que traz a versão mais conhecida para o golpe de Estado, e apresenta ricas referências bibliográficas.
Para descontrair um pouco, uma fotografia da bela e imponente Cordilheira dos Andes, registrada no percurso entre as cidades Mendoza, na Argentina, e a capital do Chile, Santiago.

Leônidas Falcão
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário