domingo, 5 de junho de 2016

OS FUNKEIROS DA POLÍTICA

Perdoem-me a ignorância, mas não sabia que fora Marcelo Freixo quem apresentara  a lei estadual que transformou o "funk" em patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro.  Agora tomo conhecimento de que Chico Alencar vai lutar para tornar o movimento  patrimônio cultural nacional.  Quero parabenizá-los, porque os arranjos e melodias dos funkeiros devem deixar Mílton Nascimento louco de inveja, fariam Tom Jobim sentir-se um submúsico; suas letras  levariam Fenando Brandt e Vinícius de Morais a desistirem de compor por puro sentimento de inferioridade; o feminismo contido nelas faria Betty Friedan descobrir-se, como se dizia em sua época, uma "porca chovinista". 
Dada a relevância da matéria defendida pelos dois políticos, quero aproveitar o momento para sugerir ao deputado Alencar que apresente projeto de lei para que seja reintroduzido o circunflexo nos hiatos terminados em "oo", como voo, ressoo, etc... Fundamentação da proposta:  profundamente arraigada à linguagem de nossas crianças, a expressão "chapeuzinho do vovô", como as estas chamavam o citado acento, também deve ser incorporada à nossa cultura.  Além do mais,  no inverno um vovô sem chapeuzinho pode perfeitamente pegar um resfriado que pode evoluir para gripe e levá-lo a óbito.   Se o  vovô for careca e viver em regiões tórridas como Rio e Piauí, pode ter graves queimaduras na calva.  
Demagogias como esta não me deixam esquecer que nasci e vivo no Brasil. Só aqui mesmo... Irmãos brasileiros, uni-vos em em prol de vossos idosos, por mais chapeuzinhos do vovô!

Barão da Mata





Nenhum comentário:

Postar um comentário