sexta-feira, 18 de março de 2016

O PT ACABOU POR TORNAR-SE O MAIOR CABO-ELEITORAL DO PSDB

Primeiramente me vejo na obrigação de esclarecer (mais uma vez) que fui socialista e hoje não tenho ideologia nenhuma ou tampouco credo político de qualquer tipo. Porque o socialismo nunca foi praticado em tempo algum, em qualquer parte do mundo. Nem mesmo na extinta União Soviética. Em outras palavras, jamais num país a estatização dos meios de produção somou-se a uma justa distribuição de renda, sem privilégios e regalias para poucos. De modo que, como o homem não é justo, é impossível praticar um sistema sócio-econômico justo, o que faz do socialismo uma verdadeira utopia, na acepção mais plena da palavra. Ademais a condição de petista há muitos anos arrependido me deu liberdade e discernimento bastantes para entender que ideologias e doutrinas, quer religiosas como políticas ou de qualquer outra natureza, limitam o pensamento, colocando-o num corredor estreito de pouca visibilidade e perspectiva.
Pronto! Elucidada minha isenção ideológica (não política), confesso que minha desilusão com as chamadas esquerdas não me tornaram nenhum admirador ou entusiasta do capitalismo, porque, apesar de reconhecer que a engrenagem econômica mundial leva obrigatoriamente a ele e à economia de mercado, defendo que todo governo tem antes de tudo um papel social, devendo garantir às criaturas  o bem-estar, emprego, salário digno, saúde, educação, habitação, segurança, ainda que para isto tenha de reduzir os lucros empresariais e sobrecarregar de impostos os ricos, os banqueiros e os grandes empresários como eles.
Muito embora meu discurso mais pareça, apesar de pobre em seu quantitativo de ideias,  um arremedo de doutrina , estou muito distante de ter tal pretensão, porque meu pensamento é livre e não pétreo como os encontrados em qualquer corpo doutrinário. Embora tenha-me estendido por demais, não quis mais do que deixar claro meu perfil político antes de observar que o embuste do PT foi tão nocivo ao país, que daqui para diante o eleitorado brasileiro mostrará verdadeiro pavor só de ouvir falar em justiça social, distribuição de renda, redução de lucros, infraestrutura e coisas parecidas. O que será um equívoco, porque o partido do governo só e muito somente fingiu defender estas bandeiras para obter e permanecer no poder, tendo levado o país à bancarrota em virtude de inúmeros episódios de corrupção e má gestão dos recursos públicos. Na área social não foi além do assistencialismo populista que bem caracteriza os governos do mesmo gênero, como Moralez, Maduro, etc....
Embora o socialismo seja uma utopia, é possível que entre os políticos que vendem a imagem de socialistas haja alguns realmente progressistas e voltados para o bem-estar da população; apesar de tais pessoas terem consciência de que jamais implantariam por aqui o impossível socialismo.  Mas podem ter de fato uma posição progressista,  ao contrário dos conservadores como os políticos do DEM, do PSDB, do PMDB, do PT, sim, que apenas se traveste de preocupado com o progresso social enquanto preserva os interesses dos banqueiros e demagogicamente distribui esmolas. Abre uma perspectiva para que consigamos imaginar como seriam os governos do PC do B, PSB, PDT e outros igualmente enganadores. Não adianta o PSB deixar a base aliada como deixou nestes dias, porque sua cara já ficou bem conhecida por quem tem a mais parca noção de política. Adesista de primeira hora, é lento para saber o momento de abandonar o barco.
O mais curioso de tudo isto é que o PT e as outras pseudoesquerdas, por seus desmandos e envolvimentos em casos de corrupção, por sua consequente falta de credibilidade a contaminar todas as chamadas esquerdas, se não der golpe para se perpetuar no poder, acaba por ironicamente ser o grande cabo-eleitoral do conservadorismo nacional.  

Barão da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário