sábado, 10 de outubro de 2015

FORA PT E PSDB JAMAIS!

Não consigo esconder o quanto abomino o PT, e isto dá a impressão de que sou simpatizante (ou seguidor) do PSDB, mas isto é um rotundo engano:   não consigo digerir a existência do partido chamado "tucano".  Detesto igualmente um e outro.  Além disto, se fui ingênuo (ou idiota) o bastante para nutrir em mim a utopia socialista, hoje, após não crer mais em esquerdas e ter plena consciência de que defendia uma quimera, não me tornei por isto um admirador do pensamento neoliberal de Roberto Campos, Delfim Neto, Fernando Hernique (Fernando Henrique, sim! - que tem rótulo de socialdemocrata e conteúdo de capitalista selvagem). Longe disto, muito longe disto!  Defendo que o inevitável capitalismo precisa ter sua fome de lucro incessante contida, porque, se vantagem financeira é saudável, esta pode tornar-se um flagelo quando dá corpo a uma distribuição de renda e de oprtunidades que estupram o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.  O liberalismo econômico precisa ser freado, porque rouba de muitos o que é direito de todos: emprego, educação, segurança, habitação, etc...  É preciso amoldar essa fome de capital doentia à necessidades das massas.
O PT não tem nenhuma ideologia  senão a permanência no poder indefinidamente, é tão falso socialista quanto o ex-presidente FH  e seus asseclas.  O que difere um de outro é que na gestão petista os casos de corrupção adquiriram uma feição metastática ou septicêmica,  na pessedebista, menos incidentes; mas corrupção é corrupção, não importa se em menor ou maior escala.  Além disto, se por um lado "MInha Casa, Minha Vida" não é política habitacional, mas assistencialismo chinfrim como o "Bolsa Família", esmola que não educa, não prepara, não dá a nenhum beneficiário perspectiva de futuro... Se os programas sociais do PT não são verdadeiros, o PSDB sempre teve a franqueza de mostrar-se uma agremiação, tal como as gestões de Lula e Dilma,voltada para os interesses do grande capital. 
Nas eleições de 2014 pensei em adotar uma terceria via: Marina Silva. Mas não entendi exatamente a que vinha a candidata, porque numa das respostas aos ataques de Dilma revidou dizendo que a petista devia cuidar de empreender a reforma trabalhista: fim do décimo terceiro salário, de férias remuneradas, de FGTS... ou o que entende então ela por reforma da CLT?  
Poderia ter votado em alguém no primeiro turno, mas adoto o voto útila etapa inicial.  votar de acordo com os meus princípios e minha consciência em um candidato sem chances é  a meu ver mero exercício de vaidade:  "Sabia que não vencia, mas votei em fulano, pra marcar minha posição!" Tô fora! Podem pensar o que quiserem.
O que mais me desalenta no momento é que estamos encurralados entre a cruz,  a espada , o facão e o fogo:  o Brasil precisa livrar-se urgentemente do PT, mas o "impeachment" daria posse ao Michel Temmer e ao fisiologismo sanguessuga do PMDB.  Se o TSE cassa a chapa encabeçada por Dilma, novas eleições irão gerar  grandes chances de ascender ao Planalto o Aécio e os seus neoliberais perversos.  Se Dilma cai após dois anos de governo, assume Eduardo Cunha, que tem hoje a probidade muito colocada em questão e também traria consigo os insaciáveis pemedebistas.  Não há para onde correr.  Vejo um Brasil sem saída.
A classe política foi-se deteriorando ao longo dos decênios.  Sempre houve corrupção, fisiologismo, mentiras e outros vícios, mas em meus quase 60 anos de existência nunca vi um cenário tão caótico e deplorável.  Quando digo "PSDB também não", coloco no mesmo  saco "tucano" o DEM,  que é seu irmão siamês, o PDT, o PTB, o PP e inúmeras outras siglas partidárias que não mencionei.  Nunca os políticos colocaram seus interesses pessoais acima dos do país como agora.  O quadro do Brasil é mesmo septicêmico, a nação é um corpo agonizando numa infecção generalizada.

Barão da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário