terça-feira, 15 de julho de 2014

OS OLHOS DE VIDRO DO AÉCIO E DILMA MALTA

As entrevistas de Renata Lo Prette, da Globo News , aos dois principais presidenciáveis muito me espantaram, porque pude perceber alguns detalhes bastante interessantes. Primeiro o Aécio me assombrou porque eu já jamais vira uma pessoa com os dois olhos de vidro conseguir enxergar. Ou do que podem ser feitos os olhos daquele homem de ar inexpressivo e que durante toda a entrevista ficaram parados, vagos, vidrados no longe, no nada, enquanto o político mineiro falava direto, talvez temendo esquecer algum trecho do discurso que trazia decorado dos anais do PSDB (perigosa palavra no Brasil dos dias de hoje)? Só percebi que aqueles olhos enxergavam alguma coisa quando uma ou duas vezes o senador mirou rapidamente o rosto da jornalista para retorquir alguma coisa que esta dizia e que lhe colocava em xeque a oratória. Olhos à parte, entretanto, o ruim é que o neto de Tancredo, ao invés de descer o porrete no Bolsa Família, declarou não só que vai mantê-lo, com que ainda vai aperfeiçoá-lo. Deus do Céu!!!
O que quer dizer que, vença quem vencer (e Dilma tá um corpo à frente), a gente vai continuar bancando programinhas populistas e demagógicos que nos oneram e não produzem nenhum bem-estar social, porque são esmolas paliativas,criadas para o governo não gastar em saúde, educação, habitação, não construir hospitais, clínicas, postos de saúde, escolas, universidades, imóveis de valor acessível, porque esses bolsas-sei-lá-do-quê não beneficiam na verdade nem aqueles que os percebem, que permanecem sujeitos às filas do SUS, sem emprego ou preparo, sem onde matricular os filhos. São só um modo de os governantes descumprirem suas obrigações e fazerem um pequeno agrado aos eleitores mais carentes. É por isto que repito : a fórmula é PT=PSDB=PMDB=PDT=DEM=PR... ou seja: é tudo farinha do mesmo saco!
Já a Dilma se porta com muito mais expressão e intensidade. Desintegraria o mineiro num debate. Muito embora exija que o interlocutor use um tapa-ouvidos: porque fala alto demais e podia ter trazido problemas auditivos à pobre Renata. Tem um outro problema: veemente demais: pensei que em alguns momentos pularia no pescoço da repórter global: “Tô certo ou tô errado?!!” - bem no estilo Sinhozinho Malta, sacudindo o rolex diante do rosto da outra. Acho que a Renata Lo Prette pensou a mesma coisa, tanto que em certas oportunidades notei-a um tanto quanto encolhida. Também pudera: Dilma é a dona da verdade, é a sabedoria inquestionável, Deus falando através de uma mulher acima do bem e do mal. E ai de quem pensar diferente! Todavia, assim como o Aécio, nenhum programa plausível apresentou de forma clara e objetiva.
Nosso amigo, aliás, até que falou de algo que muito me assustou: Fazer com o Brasil o que diz ter feito em Minas, que segundo ele foi tratado como uma empresa. Quer dizer: se a mentalidade empresarial é o lucro acima de tudo – e o que não é lucro é palavrão e é suprimido -, vai ser um tal de tirar de circulação hospitais e escolas públicas, que a população vai toda se tratar nas benzadeiras e as crianças terão de aprender a atirar com os traficantes para terem uma perspectiva de futuro. Nada como o neoliberalismo, não?! P.q.p!!!!
A grande verdade é, em suma, que Dilma representa a continuação de tudo isto que no cenário nacional revolta e indigna os que não estão desinformados sobre os problemas sociais e políticos do Brasil, como o alheamento ante a corrupção e a prática da má gestão pública, enquanto o Aécio é o retorno das coisas que muito nos revoltaram, como as privatizações em troca de moedas podres e a dilapidação de nossas riquezas, além da exacerbação do capitalismo selvagem com doses cavalares de recessão.
Em conclusão, amigos, só tenho a dizer que, pelos candidatos que têm as maiores probabilidades de vitória, rezar talvez seja bem mais eficaz do que votar.

Barão da Mata


Nenhum comentário:

Postar um comentário