quinta-feira, 15 de maio de 2014

VAMOS BRINCAR DE CPI?

Já está composta a CPI do Senado, para investigar a compra da refinaria de Pesadena pela Petrobrás por U$$ 1,25 bilhão, após a Astra, empresa holandesa, havê-la comprado um ano antes por  U$$ 360 milhões. Outras suspeitas de negocinhos por fora também serão investigadas: supostass propinas, superfaturamentos, trampinhas muito corriqueiras aqui nesta terrinha de meu Deus, que tá mais pra terra do faz-o-que-quer do que um Estado com leis e ordem social e política. Evolução dos tempos e do pensamento. Esse negócio de corrupção ser imoral, ilegal ou engordar é um tabu ultrapassado, assim como nu na tevê, o divórcio,  o topless, etc... a moral é outra, renovada, modificada, avançada: o Brasil vive a era da neomoral, uma visão nova sobre a ética e os valores plausíveis e reais. O Diabo deve estar soltando fogos. 
Mas vamos ao que é objetivo: a CPI já está formada por uma esmagadora maioria de senadores pró-PT. Dos três pessedebistas escolhidos, dois não quiseram brincar de inquiridores.  A brincadeira de CPI é só pros meninos que estão de bem com o governo, os que estão de mal ficam de fora.  O único entre os membros que não é da turma, Cyro Miranda, quis que o Lula, por ser presidente na época da aquisição da refinaria, fosse convocado a depor, mas aí o "queridíssimo" senador Humberto Costa argumentou que, como a maré estava muito mais pra peixe do que pra molusco e o vento sudoeste não era favorável à pesca, não tinha nada que envolver o ex-mandatário na questão. Foi o que entendi de ele dizer que "...neste momento a convocação do ex-presidente Lula é algo completamente desvinvulado do trabalho que estamos fazendo, sem nenhum propósito, a não ser o propósito de enfrentar essa temática do ponto de vista político".   Sábias palavras a do H.C.!  Esses políticos são tão sábios que, desprovido de inteligência, não entendi por que, se o Lula era presidente quando foi feita a compra e apesar disto não tem nada a ver com a história, por que a investigação sobre também suposto sobrepreço das obras de interligação entre o refinaria de Abreu e Lima  e o Porto de Suape, empresa de competência exclusiva do governo de Pernambuco, vai entrar em pauta na mesma CPI.   Esses homens que atuam em CPIs são pessoas justas, sérias, confiabilíssimas: jamais o fariam para tentar quebrar a candidatura de Eduardo Campos.  
O PSDB quer uma CPI mista, envolvendo Senado e Câmara, mas o governo e seus protetores são contra,  fincam pé que não, não e não!  Não sejam bobinhos e não tenham medo, governistas! Afinal quem não deve não teme, não é?  
Posso antever todos os resultados das investigações: farta matéria prá mídia, uma novela que se arrastará por meses e e meses, se o intervalo para a Copa não a desintegrar totalmente, pois os jogos vão  gerar entretenimento e assunto prá vida toda.  Mas quer saber do mais?  Tenho tanta dificuldade de torcer pelo PSDB da privataria quanto pela seleção americana



 de basquete. 
Também imagine as perguntas se por exemplo o Lula fosse convocado pra depor:
- O senhor, após ascender socialmente, passou a preferir os ternos italianos, que, não podemos deixar de comentar, o deixam ainda mais elegante do que já é?
- O que espera para o futuro do Corinthians?
- O senhor tem consciência de que ficou mais mais jovem e bonito após tirar a barba?
É... É melhor o Lula não ser convocado mesmo.  Ou melhor, não deveria nem haver CPI.  

Barão da Mata                                                        

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário