domingo, 18 de maio de 2014

PLATÃOZINHO, O PENSADOR CONFUSO, E A BOMBA DO RIOCENTRO

Encontramos nosso amigo Platãozinho pensativo e absorto, e então perguntamos-lhe em que pensava.  Esclareceu ele:





- Einstein elaborou a Teoria da Relatividade.  A Filosofia e a Física Quântica me sugerem que a verdade é uma coisa relativa.   Por exemplo: um chafariz visto de cima é bem diferente de visto do mesmo nível onde está, assim como observado de qualquer dos quatro lados não é igual a visto de nenhum dos outros três.
"Em 1980, no espisódio da bomba do Riocentro, o IPM concluiu que os militares atingidos no carro foram vítimas de um atentado.  Agora, em 2014, o militar sobrevivente e os outros envolvidos no caso estão sendo investigados por suspeita de terem tentado promover um atentado...  É... a verdade é relativa mesmo."

Barão da Mata

quinta-feira, 15 de maio de 2014

VAMOS BRINCAR DE CPI?

Já está composta a CPI do Senado, para investigar a compra da refinaria de Pesadena pela Petrobrás por U$$ 1,25 bilhão, após a Astra, empresa holandesa, havê-la comprado um ano antes por  U$$ 360 milhões. Outras suspeitas de negocinhos por fora também serão investigadas: supostass propinas, superfaturamentos, trampinhas muito corriqueiras aqui nesta terrinha de meu Deus, que tá mais pra terra do faz-o-que-quer do que um Estado com leis e ordem social e política. Evolução dos tempos e do pensamento. Esse negócio de corrupção ser imoral, ilegal ou engordar é um tabu ultrapassado, assim como nu na tevê, o divórcio,  o topless, etc... a moral é outra, renovada, modificada, avançada: o Brasil vive a era da neomoral, uma visão nova sobre a ética e os valores plausíveis e reais. O Diabo deve estar soltando fogos. 
Mas vamos ao que é objetivo: a CPI já está formada por uma esmagadora maioria de senadores pró-PT. Dos três pessedebistas escolhidos, dois não quiseram brincar de inquiridores.  A brincadeira de CPI é só pros meninos que estão de bem com o governo, os que estão de mal ficam de fora.  O único entre os membros que não é da turma, Cyro Miranda, quis que o Lula, por ser presidente na época da aquisição da refinaria, fosse convocado a depor, mas aí o "queridíssimo" senador Humberto Costa argumentou que, como a maré estava muito mais pra peixe do que pra molusco e o vento sudoeste não era favorável à pesca, não tinha nada que envolver o ex-mandatário na questão. Foi o que entendi de ele dizer que "...neste momento a convocação do ex-presidente Lula é algo completamente desvinvulado do trabalho que estamos fazendo, sem nenhum propósito, a não ser o propósito de enfrentar essa temática do ponto de vista político".   Sábias palavras a do H.C.!  Esses políticos são tão sábios que, desprovido de inteligência, não entendi por que, se o Lula era presidente quando foi feita a compra e apesar disto não tem nada a ver com a história, por que a investigação sobre também suposto sobrepreço das obras de interligação entre o refinaria de Abreu e Lima  e o Porto de Suape, empresa de competência exclusiva do governo de Pernambuco, vai entrar em pauta na mesma CPI.   Esses homens que atuam em CPIs são pessoas justas, sérias, confiabilíssimas: jamais o fariam para tentar quebrar a candidatura de Eduardo Campos.  
O PSDB quer uma CPI mista, envolvendo Senado e Câmara, mas o governo e seus protetores são contra,  fincam pé que não, não e não!  Não sejam bobinhos e não tenham medo, governistas! Afinal quem não deve não teme, não é?  
Posso antever todos os resultados das investigações: farta matéria prá mídia, uma novela que se arrastará por meses e e meses, se o intervalo para a Copa não a desintegrar totalmente, pois os jogos vão  gerar entretenimento e assunto prá vida toda.  Mas quer saber do mais?  Tenho tanta dificuldade de torcer pelo PSDB da privataria quanto pela seleção americana



 de basquete. 
Também imagine as perguntas se por exemplo o Lula fosse convocado pra depor:
- O senhor, após ascender socialmente, passou a preferir os ternos italianos, que, não podemos deixar de comentar, o deixam ainda mais elegante do que já é?
- O que espera para o futuro do Corinthians?
- O senhor tem consciência de que ficou mais mais jovem e bonito após tirar a barba?
É... É melhor o Lula não ser convocado mesmo.  Ou melhor, não deveria nem haver CPI.  

Barão da Mata                                                        

         

quarta-feira, 14 de maio de 2014

BRENO ESTERCO É VÂNDALO E INCENDIÁRIO DE ÔNIBUS

Breno Esterco é um tremendo mau-caráter.  Incendeia ônibus, atropela pessoas e animais, amando martirizar estes últimos; faz direção perigosa, pegas, rachas, avança sinais, picha muros, bate em mulheres, adora arranjar uma briga, ainda mais quando com alguém mais fraco.  Amante da violência e provido de extremo sadismo, gosta de infligir maus tratos a bichinhos e a humanos.   Participa de linchamentos e quebra-quebras, tem simpatia por criminosos, faz  negócios ilícitos , é vil, sem-educação, sem princípios, mentiroso, caluniador, miserável.   Destrói construções públicas e privadas, não respeita a lei do silêncio e o sossego dos vizinhos, bolina as mulheres alheias, de preferência na frente de seus homens.  É o nosso personagem-símbolo do maucaratismo e da perversidade humana, e qualquer pessoa com uma das praxes ou cartacterística do nosso vilão é também um breno esterco, e este Brasil (como vários países do mundo) está lotado de brenos esterco, pessoas que precisam ser colocadas nas cadeias e passar por um longo período de reeducação, já que infelizmente nasceram.
Denunciem, prendam, cobrem das autoridades que punam com o máximo rigor criaturas como Breno Esterco, mesmo que, repito, tais humanos cometam só uma de suas práticas. Pressionem nossos políticos para que mudem as leis, mas não deixem livre  gente parecida com ele.


terça-feira, 13 de maio de 2014

O PENSAMENTO DE HERCULANO ÉBRIO, O BÊBADO


Herculano Ébrio, o Bêbado, orgulhoso de seu epíteto, num dia de conversa descontraída com nós, Pensadores de Birosca, deu-nos o prazer de beber de sua sabedoria (e algumas doses de bebidas alcoólicas, é claro).
Após convidar um amigo a tomar umas crevejinhas, caipirinhas, conhaquinhos, tequilinhas, a recusa daquele fez que nosso companheiro professasse:
- Você tem que ter determinação e coragem: nunca é tarde para se tornar alcoólatra.
Ficamos absortos com tamanha sabedoria, e o nosso bebum mostrou que tem ideias extremamente avançadas:
- Se alguém mexer com sua mulher diante de você não é ofensa nem motivo de briga: é razão de lisonja e gratidão, porque este alguém estará reconhecendo que você é um homem de bom  gosto que possui uma bela fêmea.
Dissertou sobre outros temas:
- Um homem de fibra nunca esmorece ou desiste: toma um porre num dia e  outro no dia seguinte.
- É melhor votar num burro por ser bêbado do que num bêbado por ser burro.
Mas à medida em que foi ficando mais embriagado, foi perdendo a medida da irreverência e acabou incidindo num machismo insuportável:
- Macho que é macho enche a mulher de porrada e ainda pegunta: "Amor, foi bom pra você?"
Continuou a ser inconveniente:
- Um homem "traçar" sua mulher não é motivo pra atitudes drásticas.  Agora, se ele calçar os seus chinelos ou vestir suas cuecas, tiro nele!
Perguntamos se ele queria que o levássemos a casa, respondeu que não, depois continuou, agora chulo,  porém mais um pouco dentro da razão:
- O neoliberalismo é um sistema econômico em que o mais forte enraba sempre o mais fraco e fica sempre tudo por isso mesmo.
Por último veio com um pensamento que nos confundiu - seria a maiêutica?
- Você nunca deve chorar sobre o leite derramado, mas sempre jogar o  leite sobre as lágrimas.
- Ué? - perguntamos - O que você quis dizer com  isso?
- Sei lá, porra! Tô bêbado de cair, não tá vendo?

Barão da Mata e Leônidas Falcão








VOCÊ SABIA...? (II)

Você sabia...

que o PSDB dilapidou o patrimônio nacional, vendendo empresas como a Vale do Rio Doce, que era altamente lucrativa, em troca de papéis podres (títulos da dívida pública , de valor bastante comprometido), sob a alegação de que ao Governo não cabia gerir empresas e era preciso diminuir o tamanho do Estado?

que Fernando Henrique Cardoso, após professar o socialismo por mais de trinta anos e escrever, através de seus discursos e seus escritos, disse que esquecessem tudo o que escrevera e abraçou as malditas ideias dos neoliberais, dentre os quais destacamos Delfim Neto e Roberto Campos?

que Lula atacava de modo ferrenho a política neoliberal de FH e a boa vida que este dava aos banqueiros e, no entanto, após  assumir o governo, quando lhe cobraram mudanças, declarou que no governo não dava pra fazer bravatas?




quinta-feira, 1 de maio de 2014

1º DE MAIO, DIA DOS ESCRAVOS





Hoje é dia 1º de maio, Dia do Escravo. O 13 de maio é o Dia da Escravidão, para lembrar que esta nunca foi abolida aqui neste país africano e em toda a África e América Latina. Estou mentindo? Se nossa classe trabalhadora não é escrava, que nome se dá a quem trabalha oito a dez horas por dia e não tem acesso  à saúde, à educação, à segurança, ao transporte, à habitação e à alimentação condigna.  Só conseguem os escravos daqui acesso a um bolsa-família enganador, enquanto os seus senhores e capitães-do-mato estarão no mês de junho nos estádios, assistindo à Copa do Mundo em espaços reformadas com o dinheiro que deveria por lei ser destinado a dar aos que suam pelo parco pão dos dias tudo aquilo de que estes são carentes.
Não considerem isto uma campanha contra o PT... somente, mas uma campanha contra o PT e todos os partidos de sua base aliada, também contra o PSDB e o  DEM, que, quando fizeram parte da coligação que sustentava Fernando Henrique -como PTB e o PMDB (o infiel da balança, que apoia até o governo do diabo), mantiveram com esmero as coisas como ainda estão.
Não se esqueçam disto, eleitores, no dia 5 de outubro deste ano.

Barão da Mata